Bastidores da tecnologia de um evento de livestream

A SUA IMPORTÂNCIA DURANTE A PANDEMIA

É inegável o poder das ferramentas digitais nos dias de hoje, e a sua importância para o sucesso de uma empresa. O live streaming de eventos é um exemplo de como as empresas se podem posicionar no mercado e conseguir chegar a uma maior audiência. A recente pandemia do novo coronavirus veio alterar radicalmente as nossas vidas, instalando um novo normal, que redefiniu a forma como comunicamos, como trabalhamos e até como consumimos. Vários sectores profissionais e não só foram fortemente atingidos com estas alterações, tendo sido obrigados a redefinirem-se e a redescobrirem-se.

É o exemplo de tudo o que envolva muitas pessoas no mesmo espaço em simultâneo, como os eventos culturais, institucionais ou formativos. Não é por acaso que o sector da Cultura é um dos que mais está a sofrer com esta pandemia. Com a impossibilidade de promover espectáculos com muitas pessoas, grande parte dos criadores, curadores e promotores está a ter que lidar com uma nova realidade, para a qual nem sempre existem as melhores soluções.

Felizmente, o live streaming de eventos veio oferecer uma solução a estas entidades. Ao disponibilizar uma série de ferramentas, ideal para retirar todo o potencial da internet na organização e promoção de videoconferências, webconferências e reportagens vídeo.

APLICAÇÃO DO LIVE STREAMING

Com o advento dos dispositivos móveis, como os smartphones e os tabletes, e com a democratização das ligações sem fio wireless, passámos a estar conectados praticamente em permanência, em qualquer local e a qualquer hora. Isso é uma possibilidade imensa para o streaming de eventos digitais, que assim explora em toda a sua plenitude as potencialidades das ferramentas digitais.

Desta forma, são várias as vantagens do streaming de eventos que têm sido analisadas e exploradas pelos especialistas. Por exemplo, existem já estudos que mostram que cerca de 30 por cento das pessoas que já assistiram a um evento online que estiveram mais predispostas a visitar o mesmo tipo de eventos no futuro, de forma física. Ou seja, um evento em streaming é assim uma óptima forma de captar e fidelizar público por parte dos artistas. Imagine-se, por exemplo, um músico que disponibiliza um showcase online, mostrando novos temas e novos públicos, que funciona assim como um aperitivo para o seu futuro concerto num recinto maior.

Estes números são impressionantes, mas tornam-se ainda mais claros quando os cruzamos com outros. É que os mesmos estudos indicam que 50 por cento das pessoas que durante a pandemia assistiram a eventos online, nunca frequentaram um evento do mesmo género fisicamente no passado. Ou seja, isto mostra claramente como o streaming digital está a engajar novos públicos e a chegar a audiências que os eventos tradicionais não conseguem. 

Assim, um dos benefícios do live streaming é diversificar e alargar o público dos promotores, ao mesmo tempo que lhes dá novas ferramentas com que trabalhar. Por exemplo, um evento transmitido online tem a possibilidade de ficar guardado em arquivo, para ser trabalhado no futuro. Com o potencial da internet e das redes sociais, este é um investimento com um alcance enorme. Pegando novamente no exemplo dado acima, de um showcase de um músico, este pode mais tarde voltar a partilha-lo no Facebook ou no Instagram, usando-o como promoção para um novo disco ou um novo espectáculo. 

Finalmente, mas não menos importante, o streaming de eventos live é ainda uma óptima forma de maximizar o seu investimento. Não só o evento chega a mais gente, como lhe permite engajar junto dos seguidores de uma forma mais dinâmica e informal. O live streaming de eventos permite a quem assiste de interagir directamente com os intervenientes, através de likes, de comentários ou de partilhas em tempo real, criando uma relação directa entre produto e consumidor.

O LIVE STREAMING COMO FERRAMENTA DE MARKETING

Esta é uma relação que o comércio electrónico e a internet têm explorado fortemente nos últimos anos, especialmente através de ferramentas de marketing digital, descobrindo e criando novas estratégias de chegar ao seu público-alvo. O streaming de eventos digitais representa todo este admirável mundo novo, em que a internet é uma janela aberta para o mundo, permitindo-lhe criar novos seguidores, aumentar as vendas e elevar os seus lucros. 

Não admira portanto que o streaming de eventos esteja em crescimento. É certo que a recente pandemia veio acelerar esta tendência, mas a verdade é que este era um caminho que estava destinado a acontecer, mais cedo ou mais tarde. E perante a concorrência, o ideal é não se deixar ficar para trás, sob o prejuízo de perder a corrida.

CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS

ARTIGOS RELACIONADOS