O live streaming de eventos veio para ficar. Esta já era uma tendência em crescimento na internet, mas que se consolidou nos nossos hábitos de consumo com a recente pandemia provocada pelo novo coronavírus. Com as novas necessidades de saúde pública em manter a distância social, o evento digital ganhou uma maior predominância, assumindo-se como a alternativa possível de maior qualidade.

Hoje em dia, o streaming de um evento digital é já uma realidade que faz parte da nova normalidade que se instalou nas nossas vidas. E determinados sectores, como o da cultura, por exemplo, tiveram que se reinventar, de forma a se adaptarem a estas novas exigências. Por isso, já não estranhamos quando vemos seminários, concertos e outros eventos anunciados na internet, porque passou a fazer parte deste novo quotidiano.

Contudo, não basta estar na internet para ser visto e ouvido. Primeiro, porque a concorrência é, muitas vezes, enorme. E segundo porque as pessoas estão tão cansadas de serem bombardeadas com informação online, que acabam por se refugiar do mundo digital perante uma oferta tão grande e variada. Assim, os promotores que querem fazer a diferença e destacaram-se nos seus eventos digitais são obrigados a saber sobressair, correndo o risco de se perderem na espuma da rebentação. Por isso, compilámos um conjunto de 5 dicas fundamentais que deve ter em consideração antes de dinamizar um live streaming.

1- INVISTA EM BOM MATERIAL E TENHA SEMPRE UM BACKUP

Já diz o adágio que mais vale prevenir do que remediar. E raramente a sabedoria popular se engana. De facto, uma das máximas a ter quando se lida com a tecnologia é ter sempre um backup de tudo, porque nunca se sabe quando o material vai deixar de funcionar. Por vezes, até parece que é de propósito e que este se avaria nos maiores de maior necessidade. Assim, sempre que possível, garanta que tem sempre um cabo de alternativa, um microfone a mais ou um adaptador extra.

Além disso, invista em material de qualidade. Não só para garantir que este não se danifica quando mais precisa, mas sobretudo para oferecer aos seus usuários a melhor experiência possível. Streaming de eventos digitais exige material profissional, sejam câmaras de alta definição, microfones direccionais ou servidores a sério. Um smartphone pode ser suficiente para um youtuber, mas um evento digital não é um vídeo no YouTube.

2- USE UM SERVIÇO DE STREAMING PROFISSIONAL PARA EVENTO DIGITAL

A internet evolui a uma velocidade estonteante, respondendo quase em tempo real às necessidades dos seus usuários. Foi o que aconteceu com os serviços de streaming. À medida que estes foram aumentando a sua presença na net, as plataformas de partilha e exibição vídeo foram proliferando. É por isso fácil encontrar online vários serviços que oferecem a possibilidade de streaming de forma gratuita, simples e fácil, mas que normalmente não significam necessariamente uma boa qualidade.

Um bom evento digital com transmissão live exige material e condições profissionais, para garantir que os participantes e os intervenientes têm uma experiência optimizada e de qualidade. Por isso, o ideal é recorrer sempre a uma empresa que garanta estas condições. Pode parecer um custo desnecessário, mas é um investimento com retorno a médio e longo prazo. Além disso, estas empresas garantem um serviço e apoio ao cliente constante e permanente, a resolução de todos os problemas que possam surgir e, claro, definição de som e imagem irrepreensível no evento.

3- USE UMA LIGAÇÃO À INTERNET ESTÁVEL

É certo que a evolução da tecnologia tem garantindo condições cada vez melhores aos usuários para acederem e navegarem na world wide web. Com o advento dos dispositivos móveis e com a democratização das redes sem fios, passámos a estar conectados quase em permanência, podendo ligar à net em praticamente qualquer local, a qualquer hora do dia. No entanto, quando chega ao momento de criar um evento digital, é preciso garantir determinados parâmetros.

A qualidade da internet é então o mais importante para garantir um evento de streaming live completamente estável. Assim, deve sempre usar uma ligação por cabo, dispensando as redes wi-fi. Se isso não for possível e o wireless for mesmo a única opção disponível, então aproxime-se o mais possível do router. Além disso, apague e feche todos os programas que possa ter a funcionar no seu computador e que possam consumir largura de banda essencial, desconecte o seu smartphone ou coloque-o em modo de voo e, se possível, adquira o plano de comunicações com a internet mais rápida.

4- ANTES DE COMEÇAR, TESTE TUDO

Já mencionámos em cima o quão falível costuma ser a tecnologia. Especialmente em momentos importantes, é muito habitual o material ou o software falharem. Por isso, sempre que for começar um evento digital deve sempre testar tudo. Por isso, prepare as coisas com antecedência, de forma a ter tempo disponível para uma testarem rápida antes do início da transmissão.Teste assim o site e a plataforma de streaming, experimente o som e teste diferentes níveis de volume, confira a imagem e as condições de brilho e de contraste, perceba se os codecs estão optimizados e faça um ensaio do evento. Além disso, sempre que possível guarde para a posterioridade o live streaming, porque poderá vir a ser útil no futuro.

5- PRESTE ATENÇÃO AOS PORMENORES DO SEU EVENTO DIGITAL

Finalmente, mas não menos importante, preste atenção a todos os pormenores, mesmo os mais ínfimos detalhes. Por exemplo, não se esqueça de avisar todos os intervenientes para não escolherem roupas com riscas ou quadrados, que interferem com a qualidade da imagem. Optem antes por roupa de cores lisas e, de preferência, tons neutros ou pouco garridos.

Não se coloque muito junto ao microfone, cuidado com o sol e a luminosidade de frente, garanta que os microfones não estão no enquadramento ou que o volume não está demasiado alto. Tudo isto são pequenos pormenores que garantirão uma boa experiência do usuário, garantindo que este ficará até ao final da transmissão e que, se necessário, voltará novamente no futuro próximo.

CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS

ARTIGOS RELACIONADOS