Cada vez mais, os eventos online destacam-se como ferramenta para alcançar públicos mais amplos, aumentar o engajamento e o ROI. Nos últimos anos, graças a novas tecnologias como a Twitch e o Facebook Live, a capacidade de transmitir áudio e vídeo de eventos, ao vivo na internet, rapidamente ganhou popularidade.

Logo, não é surpreendente que com mais serviços de streaming sendo consumidos, o número de eventos digitais corporativos também cresça.

Todavia, e ao contrário de quando fazemos eventos online, sobre assuntos pessoais, em que não há problema se a qualidade for um pouco instável ou o áudio for difícil de ouvir, a transmissão ao vivo de eventos corporativos tem riscos cada vez maiores. Visto que a má qualidade, problemas com a tecnologia ou áudio inaudível podem danificar rapidamente a percepção e a reputação de uma marca.

Nesse sentido, contratar uma empresa de eventos digitais pode ser uma ótima solução, mas antes de pensar nisso veja 3 dicas básicas para transmitir os seus eventos online com sucesso.

1. Comece por planear o seus eventos online

Todo o planeamento, os detalhes e a devida diligência que são necessários em todos os outros aspectos dos seus eventos presenciais também se aplicam ao seus eventos online, não pode ter sucesso se apenas “improvisar”.

As melhores transmissões de eventos planeiam os seguintes elementos:

  • A audiência. Quem você deseja que participe da transmissão ao vivo? É um público interno de funcionários? Trata-se de um novo grupo de clientes em potencial?
  • A estratégia de promoção. Assim como na estratégia de promoção integrada para impulsionar os registros de eventos presenciais, faça o mesmo com sua transmissão ao vivo. Promova ativamente a opção de participar virtualmente por e-mail e redes sociais.
  • O local. Quando você estiver planejando em transmitir seu evento ao vivo, pense no local apropriado para seus planos. Uma agência de eventos digitais pode fornecer um local preparado para esse tipo de situação.

2. Otimize o formato da sua transmissão

Em primeiro lugar para que possa criar uma estratégia para a transmissão dos seus eventos online, primeiro é necessário compreender quais os tipos de transmissões que são apropriados para os públicos remotos.

Contudo, muitas vezes, as empresas optam por transmitir eventos online com conteúdo selecionado e relevante, mantendo as transmissões em no máximo 20-30 minutos para manter o foco.

Estes são alguns dos formatos mais populares de transmissão:

  • Transmita uma demonstração ao vivo ou palestra técnica para ajudar os não participantes a aprender e ver seus produtos em ação.
  • Revele um novo produto ou compartilhe notícias importantes para um público maior com uma transmissão de vídeo ao vivo do anúncio.
  • Faça perguntas e respostas com executivos da empresa ou entreviste especialistas do setor sobre tópicos e questões importantes durante um segmento especial de transmissão ao vivo.

3. Aproveite o conteúdo de sua transmissão

Antes de tudo, certifique-se de gravar uma cópia local para que você possa salvar todo o conteúdo e reaproveitá-lo em diferentes materiais de marketing. Logo após terminar de fazer a transmissão do seu evento online, não deixe todo o seu trabalho árduo e conteúdo serem esquecidos.

Por exemplo, use a transmissão para criar vídeos curtos. Dessa maneira, é possível promover eventos futuros ou engajar seguidores durante todo o ano.

Assim que o evento online terminar, compartilhe um replay com o URL do mesmo. Desse modo, torna mais fácil para qualquer espectador que se juntou tarde, saber o que perdeu ou permitir que os participantes voltem e revisitem partes do evento novamente.

ARTIGOS RELACIONADOS